Contato: 11 3116.4520 | 3105.5786 Emergências: 11 94022.2333

Passaporte: é melhor fazer uma cópia ou andar com o original?

Quando decidimos viajar para o exterior temos de lidar com vários preparativos. Desde os mais triviais, como a compra das passagens e a reserva dos hotéis, bem como com alguns mais específicos como estudar o país de destino para que não sejamos surpreendidos por aspectos como o clima, a alimentação e a cultura local.

Naturalmente, não poderíamos deixar de nos preocupar com a segurança. Ela também passa pela assertividade quanto aos documentos. E, no exterior, nenhum documento é mais importante para o turista do que o passaporte. Nesse artigo, daremos dicas a respeito de como mantê-lo em segurança para que você possa apreciar sua viagem sem sobressaltos.

ONDE DEIXAR O PASSAPORTE ?

1 – No hotel

A primeira opção para manter seu passaporte em segurança é deixá-lo no hotel, lugar onde você estará hospedado e será seu porto seguro no exterior. Você pode, inclusive, questionar se o local dispõe de cofres para a guarda de documentos. Alguns estabelecimentos oferecem esse serviço gratuitamente a seus hóspedes ou disponibilizam por valores razoáveis.

Você pode optar por deixar o documento na mala, também, porém pelo fato do passaporte brasileiro ser um dos mais visados do planeta – pois permite a entrada em mais de 140 países sem a necessidade de visto – sempre chama a atenção de pessoas de má índole. Mesmo em lugares requintados, como hotéis de luxo, infelizmente, há a possibilidade de que violem sua bagagem, levando o documento.

2 – Com você mesmo

Outra opção é levá-lo com você, quando estiver fora do hotel. Por um lado, há a tranquilidade de saber que seu principal documento está lá, o tempo todo. Por outro, o expõe também às ações de meliantes e a pequenos acidentes que possam estragá-lo como contato com objetos líquidos e úmidos, quedas e tantos outros.

Muitos turistas adquirem doleiras ou porta-dólares – uma bolsinha muito comum para guardar documentos, dinheiro, cartões e outros pertences. É bem discreta, evitando chamar a atenção de outros. Ou mesmo pochetes, que não são tão discretas, porém cumprem o mesmo objetivo.

Há aqueles que também gostam de deixá-lo na mochila. Se fizer isso, não guarde em bolsos externos, fáceis de serem abertos, em especial em lugares de grande aglomeração. Tente também não se afastar da mochila ou deixar a bolsa em qualquer lugar enquanto estiver passeando.

ORIGINAL OU CÓPIA?

Independentemente do que reza a legislação de cada país, é importante e sábio fazer cópias do seu passaporte. Isso mesmo, no plural. Inclusive, coloridas para evitar problemas na eventual leitura de dados e comprovação de que o documento lhe pertence. Mantenha-as em lugares diferentes: uma com você, outra no hotel, outra em dispositivos eletrônicos (e-mail, smartphone, nuvem, etc.) e outra com alguém de confiança.

Se guardá-lo em algum lugar, tenha cuidado com sua proximidade com líquidos ou umidade, fogo, produtos químicos e qualquer coisa que pode danificá-lo. Perder um passaporte ou tê-lo furtado, como qualquer outro documento, é dor de cabeça, na certa. Você deve, no caso da ocorrência, fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência) e entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores, preencher o formulário solicitando outra via, pagar a taxa (que é o dobro da taxa para retirar o original) e aguardar alguns dias.

Caso tenha urgência, você pode solicitar a um consulado ou embaixada a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é emitida na hora e gratuitamente.

E, quando se trata de segurança e experiência pense sempre na Sweet Way.

Para conseguir mais comodidade na reserva de hotéis e compra de passagens, você pode usar o app da agência. Disponível nas versões para Android e IPhone. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

Sobre a Sweet Way

A Sweet way é uma agência que trabalha com uma proposta diferenciada no mercado: Atendimento personalizado ao cliente.

Ao entrar em contato conosco você será atendido por pessoas que realmente conhecem o assunto, sendo informado sobre os melhores destinos, os melhores hotéis e os preços mais baixos, além de locais para diversão e entretenimento. Tudo de acordo com o seu gosto e o seu bolso.