Contato: 11 3116.4520 | 3105.5786 Emergências: 11 94022.2333

Saiba mais sobre os principais castelos do Vale do Loire, na França

O Vale de Loire abriga os castelos mais lindos do mundo!

São tantas as aventuras contadas e acontecidas em castelos, que a primeira coisa que vem a nossa mente quando ouvimos falar de um, são princesas, reis, guerras e histórias de amor, que sempre acabam em um “felizes para sempre”. Mas, indo além das fantasias, os castelos são também uma das máximas expressões da arte. São edifícios capazes de nos levar ao passado e conhecer a história e a cultura de um povo. Locais capazes de causar espanto, tamanha beleza, seja nas decorações extremamente detalhadas ou na mobília rica e finamente trabalhada.

No mundo, poucos lugares têm a honra de contar com tantas dessas maravilhas em uma única área, como o Vale do Loire, na França. Ao todo existem mais de 300 castelos espalhados por todo o Vale – um mais impressionante que o outro. Entre todos, escolhemos cinco para apresentar neste post.

Castelo de Villandry

Construído em 1532, durante a Renascença, o Château de Villandry foi o último dos grandes palácios a ser construído na época e é um dos mais espetaculares do Vale do loire. Com uma arquitetura que reflete o momento em que foi construído, o Castelo salta aos olhos de tanta beleza.

Beleza essa que se espalha pelos arredores, em jardins magníficos. Criados por Joachim Carvalho com inspiração no livro de Androuet du Cerceau “Les plus excellents bastiments de France”, eles são dispostos em três níveis diferentes, numa mistura de flores, arbustos e legumes.

No primeiro nível está o jardim d´água, que irriga os demais jardins e alimenta as fontes. No segundo nível está o jardim ornamental, que é formado por três partes diferentes: o jardim do amor, o jardim da música e o jardim des simple, cheio de plantas aromáticas e medicinais.

No terceiro e último nível se encontra um jardim formado por uma horta que é plantada duas vezes ao ano e que forma desenhos impressionantes. Vale a pena visitar!

Castelo de Chenonceau

Conhecido como o “Castelo das Sete Damas”, o Chenonceau parece flutuar sobre as águas do Rio Le Cher, dentro do qual foi erguido em 1513, por Katherine Briçonnet. De lá pra cá manteve-se sob o cuidado de diversas mulheres.

Sua base é formada de arcadas por onde a água do rio passa, formando uma paisagem sem igual. Em conjunto a esse cenário e aperfeiçoando ainda mais a paisagem, aos arredores do castelo estão espalhados diversos jardins no lindo estilo de Versalhes.

Deixando esse espetáculo de lado por um tempo e visitando o interior do castelo, encontra-se uma arquitetura de tirar o fôlego. Com uma decoração e mobília no maior estilo renascentista, os cômodos e quartos impressionam pela beleza e detalhes.

Pintura, tapeçaria, diversos quadros, obras de arte e o emblema do casal real, Catherine de Médicis e Henrique II, formam um conjunto sensacional que fica gravado para sempre na memória.

Castelo de Chambord

Chambord é o maior castelo do Vale do Loire e é um dos mais conhecidos e admirados palácios do mundo. Construído no século 16, entre os anos de 1519 e 1547, foi projetado para servir de Base de Caça para o rei Francisco I. Por isso, o palácio é localizado no meio de diversas florestas de climas temperados.

Sua arquitetura em estilo Renascentista, que mistura as formas medievais francesas com as estruturas clássicas italianas, combinadas a um entorno repleto de jardins e canais, formam uma simbiose única e impressionante.

O interior do castelo também é deslumbrante. Formado por paredes decoradas, diversas obras de arte como esculturas e quadros, varandas imensas, diversas salas e galerias – com quase nenhum móvel e, ao centro, a famosa escadaria em dupla-hélice que vai até o telhado, sem que as suas hélices se encontrem.

Castelo de Amboise

Erguido em cima de uma enorme rocha, no meio da comuna de Amboise, esse castelo é um dos mais suntuosos e bonitos de todo o Vale do Loire. Sua posição, que foi estratégica para época em que foi construído, garante uma belíssima visão da charmosa cidadezinha e do Rio Loires, o que é uma atração à parte.

Esse castelo foi o berço do Renascimento italiano, sendo um dos primeiros castelos do país a receber a bela e rica arquitetura do Renascentismo. Toda essa beleza, aliada a um interior cheio de história, contada, principalmente, pelas diversas obras de arte, móveis incríveis e uma decoração extraordinária fazem do Castelo de Amboise uma parada obrigatória no Vale do Loire.

Quem decidir conhecê-lo, terá a honra de visitar, ainda, o túmulo de Leonardo da Vinci – localizado na Capela de Saint Hubert. Muita beleza e história. Vale a pena!

Castelo de Cheverny

Por último, mas não menos incrível, o Castelo de Cheverny encerra a nossa visita pelo Vale do Loire. Erguido entre os anos de 1624 e 1630,  arquitetado por Jacques Bougier, Cheverny é um dos mais célebres castelos do Loire. Construído num estilo clássico homogêneo e cercado por um enorme jardim, é dos poucos castelos do Loire que ainda são de propriedade privada.

No exterior encontra-se um parque enorme com cerca de 100 hectares. Nele, encontramos, além de um belíssimo jardim inglês e uma horta, há um canil que abriga uma matilha de 50 cães de caça, a refeição deles é um espetáculo à parte.

O interior do Cheverny também impressiona com diversas obras de arte, esculturas e uma decoração suntuosa de encher os olhos.

Ficou com vontade de conhecer cada um desses maravilhosos castelos? Que tal uma viagem ao Vale do Loire? A Sweet Way oferece diversos pacotes de viagem internacional com os melhores preços e diversas outras vantagens. Contando com os serviços da Sweet Way, você tem em mãos uma agência séria e comprometida, com uma equipe formada por profissionais competentes e qualificados na área, além de uma estrutura organizada e preparada para receber bem e satisfazer suas necessidades. Clique aqui e saiba mais. 

Deixe uma resposta

Sobre a Sweet Way

A Sweet way é uma agência que trabalha com uma proposta diferenciada no mercado: Atendimento personalizado ao cliente.

Ao entrar em contato conosco você será atendido por pessoas que realmente conhecem o assunto, sendo informado sobre os melhores destinos, os melhores hotéis e os preços mais baixos, além de locais para diversão e entretenimento. Tudo de acordo com o seu gosto e o seu bolso.