Contato: 11 3116.4520 | 3105.5786 Emergências: 11 94022.2333

Que tal um passeio pela Rota Romântica no Rio Grande do Sul?

Paisagens deslumbrantes e atrações inesquecíveis fazem parte da viagem!

Um dos passeios mais almejados, aguardados e planejados por todos é um passeio por algum lugar romântico. Viajar com a pessoa amada para uma localidade na qual o amor e a paixão sejam sempre exaltados enche de motivação os turistas em busca de tão sonhada localidade.

No Brasil uma dessas opções encontra-se na região Sul, na chamada Rota Romântica. Com cidades bucólicas, paisagens deslumbrantes e atrações inesquecíveis muitas opções se apresentam para aqueles que vêm sonhando com um passeio dessa natureza.

Em nosso artigo falaremos sobre alguns municípios que merecem sua visita.

QUEM FAZ PARTE DA ROTA ROMÂNTICA?

A Rota Romântica se caracteriza por ser um roteiro de viagens que contempla uma região que se estende do Vale dos Sinos até a Serra Gaúcha. Cerca de 350 quilômetros. Seu início fica a 40 quilômetros da própria capital Porto Alegre e passa por municípios bastante famosos tanto nacional como internacionalmente, como Gramado e Canela.

Ao longo do percurso serão perceptíveis traços fortes das culturas germânica e italiana que colonizaram a região. A arquitetura, os jardins e as festas típicas que fazem parte do calendário das cidades são alguns deles. Festas, aliás, que você não pode, tampouco deve perder.

Sugere-se fazer o percurso de carro, inclusive porque as paradas também são essenciais. A beleza da natureza emoldurada por construções de época com motivos ítalo-germânicos já valem o passeio. Mas, isso não quer dizer que não se possa fazê-lo por outro meio de transporte.

A relação completa dos municípios componentes da Rota Romântica, 14 no total, é a seguinte:

  • Canela;
  • Dois Irmãos;
  • Estância Velha;
  • Gramado;
  • Ivoti;
  • Linha Nova;
  • Morro Reuter;
  • Nova Petrópolis;
  • Novo Hamburgo;
  • Picada Café;
  • Presidente Lucena;
  • Santa Maria do Herval;
  • São Francisco de Paula;
  • São Leopoldo.

O QUE FAZER NAS CIDADES DA ROTA ROMÂNTICA?

Novo Hamburgo

Visite o Santuário das Mães. O local oferece uma vista maravilhosa da cidade e de municípios vizinhos. Para aqueles que gostam de atrações religiosas é um lugar de peregrinação.

Ivoti

Você tem curiosidade em saber como eram as casas dos primeiros colonizadores alemães da região? Visite o Núcleo de Casas Enxaimel, palavra que representa o estilo pelo qual elas foram construídas. Caso queira conhecer alguns dos prazeres etílicos da região vá até a Cachaçaria Weber Haus. Há 71 anos produzindo a bebida, a empresa já ganhou selos de produção orgânica para seus produtos.

Entre Santa Maria do Herval e Morro Reuter

Ao ir até o Museu Flávio Scholles você fará uma viagem pela história dos moradores da região. O artista que tem a obra retratada focou seu trabalho em momentos do passado e atuais das vidas dos mesmos. A visitação é aberta ao público e o brinda com vistas espetaculares da região.

Gramado

A mais famosa cidade da região é pródiga também em atrações. A começar pelo Natal Luz, de outubro a janeiro, criando uma atmosfera quase lírica para quem gosta da data. Visite o Mini Mundo, com suas réplicas de construções famosos por todo o mundo. O Lago Negro e o Parque da Lavanda, florido o ano todo também merecem tempo para serem contemplados. E uma voltinha no charmosíssimo centro histórico da cidade completa o passeio com chave de ouro.

Canela

Seu cartão-postal é o Parque do Caracol, segundo destino mais visitado no Sul. Sua imponente Cascata Véu de Noiva com seus 131 metros e 927 degraus até a base impressiona e convida a outros passeios.

Nova Petrópolis

Se você gosta de desafios se embrenhe no Labirinto Verde e tente encontrar seu centro cujas paredes são formadas por ciprestes de até dois metros de altura. A Aldeia do imigrante é um parque que também prima pela preservação da cultura germânica na região.

Picada Café

Bateu a preguiça? Vá até o Parque Jorge Kuhn. Lá você encontrará muito verde, edificações históricas e até um arroio.

Mas, se você é chegado à prática de um esporte radical vá até o Morro do Vento para praticar voo livre.

São Leopoldo

O lugar da balada é aqui. Uma cidade universitária que oferece lugares para os casais provarem uma cerveja artesanal, dançar e curtir a night!

Dois Irmãos

A Cascata São Miguel é um local que oferece paisagens lindas e proporciona belas fotos. Na estrada entre a cidade e Morro Reuter há um maravilhoso belvedere no qual você encontrará a placa da Rota Romântica.

Estância Velha

Em agosto acontece a Feira Estadual do Artesanato Gaúcho. Realizada na Praça Primeiro de Maio, muitos artesãos apresentam seus trabalhos no evento, vindos de todas as partes do Rio Grande do Sul. Oferece atrações multiculturais e artísticas, como dança, teatro, música, folclore e corais.

São Francisco de Paula

Última cidade componente da Rota é ponto forte para os amantes da natureza. Vá até o Lago São Bernardo e à Floresta Nacional, onde se pode fazer trilhas pelas cachoeiras e mergulhar.

E se você está a procura de uma empresa sólida e com grande expertise para lhe auxiliar na programação de sua viagem consulte a Sweet Way. A agência dispõe de diversos serviços, incluindo locação de veículos. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

Sobre a Sweet Way

A Sweet way é uma agência que trabalha com uma proposta diferenciada no mercado: Atendimento personalizado ao cliente.

Ao entrar em contato conosco você será atendido por pessoas que realmente conhecem o assunto, sendo informado sobre os melhores destinos, os melhores hotéis e os preços mais baixos, além de locais para diversão e entretenimento. Tudo de acordo com o seu gosto e o seu bolso.