Contato: 11 3116.4520 | 3105.5786 Emergências: 11 94022.2333

Que tal um final de semana em São Roque?

Um lugar bastante prazeroso e com várias possibilidades culturais, históricas e de entretenimento.

Finais de semana sempre nos dão a oportunidade para fazer viagens rápidas, porém que nos proporcionam grandes descobertas. Como o espaço de tempo é curto e inviável para ir até destinos mais distantes, itinerários que se encontram mais próximos ou que são mais fáceis de se chegar são possibilidades bastante agradáveis para passar bons momentos com a família, amigos ou, até mesmo, sozinho.

Um lugar bastante prazeroso e com várias possibilidades culturais, históricas e de entretenimento encontra-se no interior do estado de São Paulo. Em nosso artigo falaremos sobre São Roque – uma cidade que, do alto de mais de três séculos de história, oferece a seus visitantes experiências enriquecedoras e que nos convidam sempre a voltar.

A cidade

São Roque está localizada a 65 quilômetros da cidade de São Paulo e tem pouco mais de 78.000 habitantes. Ganhou a alcunha de “Terra do Vinho”, em virtude da considerável quantidade de vinícolas da região, sedimentada pela chegada – em massa – de imigrantes italianos e portugueses no século XIX, que iniciaram a plantação de vinhedos na cidade, culminando em uma de suas principais atividades econômicas.

Foi fundada em 1657 e ganhou seu nome em virtude da devoção de seu fundador ao Santo de mesmo nome. Também ficou marcada pela presença de Bandeirantes, que fizeram da cidade uma de suas paradas antes de descer o Rio Tietê.

Roteiro do vinho

Marca registrada do município, o Roteiro do Vinho é passeio obrigatório para quem visita a cidade. A “Estrada do Vinho” é uma via que se estende por dez quilômetros e se caracteriza por estar apinhada de vinícolas e adegas.

Uma das mais frequentadas é a Vinícola Góes, que oferece a seus visitantes duas modalidades de passeio: um é uma degustação de quatro vinhos finos, podendo ser feita em qualquer horário. A outra, além de contar com a degustação, é completada com a exibição de um vídeo institucional e uma visita monitorada à produção dos vinhos. Nesse caso é necessário comprar ingressos para horários específicos.

Além das degustações, vídeos e visitas, o local conta com uma loja na qual se pode adquirir queijos e cachaças, lanchonete e restaurante.

Estação ferroviária

Foi construída no ano de 1930 e depois foi desativada. Após uma reforma nos anos 90 foi transformada em sede da Guarda Municipal de São Roque. Mesmo sem estar funcionando pode ser visitada pelo seu lado externo.

Para os amantes da fotografia a arquitetura antiga e as paisagens fornecem ótimas peças com clima retrô.

Morro do Cruzeiro

Localizado próximo ao centro da cidade, oferece fácil acesso aos visitantes – seja de carro ou a pé. Como atração, dispõe de uma vista fantástica de toda a cidade e momentos de espiritualidade para os devotos de São Roque, já que no Morro está uma estátua do santo padroeiro da cidade juntamente com uma cruz.

Durante os meses de Julho e Agosto, ocorre a Novena do Cruzeiro a qual atrai vários devotos ao Morro para fazer suas orações

Centro Educacional e Cultural Brasital

O conjunto arquitetônico no qual o Centro está localizado ocupa uma área de mais de 9.000 metros quadrados! Abrigou uma das primeiras fábricas de tecelagem do estado de São Paulo, fundada no ano de 1890. Sua relevância para a sociedade de São Roque foi tal que chegou a totalizar 80% de todas as pessoas empregadas no município. As operações foram encerradas há quase cinquenta anos, em 1970.

Atualmente, o Centro conta com oficinas culturais e também profissionalizantes, uma biblioteca e até mesmo uma trilha ecológica. Devido a seu peso cultural e histórico o Centro é um passeio praticamente obrigatório para quem visita a cidade.

Igreja matriz de São Roque

A beleza arquitetônica e o valor histórico dessa igreja construída em 1935 a torna um excelente passeio, independentemente da religiosidade ou não dos visitantes.

É a maior igreja do Brasil dedicada a São Roque e sua beleza e nível de detalhes são perceptíveis nas pinturas nas paredes e no teto dos irmãos Gentili, nos vitrais e mosaicos mostrando o cotidiano da cidade, nas imagens provenientes de outros países e até em uma talha dourada que abriga a imagem do santo. A igreja possui ainda um relicário.

Sítio Santo Antônio

Construído pelo irmão do fundador da cidade, o Sítio Santo Antônio é de imenso valor histórico para São Roque. Conta com duas construções valiosíssimas: A Casa Grande e a Capela Santo Antônio, com suas datas de construção próximas à da fundação da cidade. Ilustrando seu valor histórico personagens importantes como o Barão de Piratininga e Mário de Andrade já estiveram entre os proprietários do Sítio.

Após um longo trabalho de restauração, o Sítio foi aberto para visitas monitoradas para estudantes e turistas. Além das edificações, há também um lindo lago e uma bela área verde.

Ski Mountain Park

Se você acha que esquiar em São Paulo é loucura, basta ir ao Ski Mountain Park. Numa área de 320 mil metros quadrados e localizado a mais de 1.000 metros de altitude, o Parque oferece atrações para todas as idades. Dentre elas:

  1. Pista de esqui;
  2. Tobogã com 350 metros de extensão;
  3. Pista de patinação;
  4. Arvorismo;
  5. Arco e flecha;
  6. Passeio a cavalo;
  7. Escalada;
  8. Paintball;
  9. Trilha ecológica;
  10. Passeio em teleférico.

Cansou só de ler? Pois é! Os visitantes podem comprar um passaporte ou ingressos para as atividades de forma separada. O Parque também conta com dois restaurantes, cafeteria, lanchonete e sorveteria.

Segurança, tranquilidade e conforto são sempre qualidades que se procura em qualquer viagem, independentemente do destino e duração. Se você tem dúvidas sobre uma empresa que pode proporcionar tais benefícios visite a Sweet Way.

Contando com uma equipe de profissionais especializados no mercado de turismo, a agência dispõe de soluções perfeitamente adequadas às suas necessidades, além de uma gama de serviços bastante apropriados como aluguel de carros, reservas online, bem como outros que levarão valor agregado a sua experiência. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

Sobre a Sweet Way

A Sweet way é uma agência que trabalha com uma proposta diferenciada no mercado: Atendimento personalizado ao cliente.

Ao entrar em contato conosco você será atendido por pessoas que realmente conhecem o assunto, sendo informado sobre os melhores destinos, os melhores hotéis e os preços mais baixos, além de locais para diversão e entretenimento. Tudo de acordo com o seu gosto e o seu bolso.