Contato: 11 3116.4520 | 3105.5786 Emergências: 11 94022.2333

Faça um delicioso passeio pela Serra gaúcha

São várias as cidades que compõem a Serra Gaúcha. Uma mais encantadora que a outra!

O Sul do Brasil é conhecido por ser destino turístico para quem deseja curtir uma clima mais frio. Afinal de contas, nem só de calor e praias vive o nosso país. Um dos destaques é a Serra Gaúcha, local que fica no nordeste do Estado Rio Grande do Sul e possui forte influência da imigração alemã e italiana. A produção e o consumo de uvas, vinho, chocolate e churrasco por aqui ajuda a fortalecer ainda mais o turismo.

Mas quais cidades curtir na Serra Gaúcha? É sobre isso que vamos falar nesse texto!

As regiões da Serra Gaúcha

São várias as cidades que compõem a Serra Gaúcha. A região é subdividida em três locais: a região gaúcha, a região italiana e a região alemã. Cada uma delas é definida a partir das influências na cultura e tradição do seu povo.

  • Região Gaúcha: é a parte da Serra Gaúcha que não sofreu influência direta da imigração europeia. As cidades aqui preservam a cultura gaúcha. Os destaques são: Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.
  • Região Italiana: é a parte da Serra Gaúcha que sofreu influência dos imigrantes vindos da Itália. A região também é chamada de "Pequena Itália". Aqui estão cidades históricas como Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi.
  • Região Alemã: é a parte da Serra Gaúcha que sofreu influência da imigração alemã. É a região de maior destaque em questão de turismo. Aqui ficam cidades como Canela, Gramado e Nova Petrópolis.

Melhores cidades para curtir na Serra Gaúcha

Agora que você já sabe quais são as subdivisões da Serra Gaúcha, chegou a hora de apresentar as melhores cidades para visitar na região.

Nova Petrópolis

Distante 90 quilômetros da capital Porto Alegre, a cidade é conhecida como o "Jardim da Serra Gaúcha". Por fazer parte da Região Alemã da Serra Gaúcha, a cultura germânica predomina e é vista tanto nos costumes do povo, quanto na arquitetura das construções. Duas atrações muito legais são a Praça das Flores – que conta com uma variedade de flores coloridas e o Labirinto Verde, que fica na Praça das Flores, e tem como desafio chegar ao centro sem se perder.

Gramado

A cidade mais forte em turismo da Serra Gaúcha. Fica a 115 quilômetros da capital e tem como principal característica o clima gelado. Durante o fim do ano, o Natal-Luz atrai milhares de turistas de todos os lugares do mundo. Visite o belíssimo Lago Negro, caminhe pela Rua Coberta, se encante com o Mini Mundo e curta a neve no Snowland.

Canela

Não podia ficar de fora a "cidade-irmã" de Gramado. Canela impressiona com a sua arquitetura e pelos pontos turísticos. A Catedral de Pedra é uma belíssima construção e vale a pena ser visitada. Conheça também o Parque do Caracol, o Alpen Park e o Castelinho Caracol.

Farroupilha

O "Coração da Serra Gaúcha". A 110 quilômetros de Porto Alegre, Farroupilha carrega a maior influência da colonização italiana no Rio Grande do Sul. As principais atrações turísticas são a Cachoeira Salto Ventoso, a Catedral de Farroupilha e o Clube Parque das Águas de Farroupilha.

Bento Gonçalves

Conhecida como a "Capital Brasileira do Vinho", Bento Gonçalves também tem forte influência da cultura italiana. A grande atração da cidade é o passeio de trem Maria Fumaça, que começa em Bento Gonçalves e termina em Carlos Barbosa. Visite também o Museu do Imigrante e o Parque Temático Epopeia Italiana.

São Francisco de Paula

Uma opção mais reservada e menos agitada na Serra Gaúcha. A cidade, também chamada de "São Chico", tem atrações turísticas como o Lago São Bernardo, o Museu do Automóvel e o Parque da Cachoeira.

Quer conhecer a Serra Gaúcha? A melhor forma de planejar a sua viagem é contando com os serviços da Sweet Way. A agência de turismo oferece aos clientes pacotes nacionais e internacionais de viagens, além de outros serviços como aluguel de carros e seguro viagens. Clique aqui para saber mais!

Deixe uma resposta

Sobre a Sweet Way

A Sweet way é uma agência que trabalha com uma proposta diferenciada no mercado: Atendimento personalizado ao cliente.

Ao entrar em contato conosco você será atendido por pessoas que realmente conhecem o assunto, sendo informado sobre os melhores destinos, os melhores hotéis e os preços mais baixos, além de locais para diversão e entretenimento. Tudo de acordo com o seu gosto e o seu bolso.