Coloque tanto dentro como fora das malas, uma etiqueta com seus dados e os endereços de origem e de destino da bagagem.
Nada melhor para descansar e aproveitar seu tempo livre do que viajar não é mesmo? E é por isso mesmo que é tão frustrante quando burocracia ou erros cometidos pelas empresas que contratamos atrapalham o nosso passeio. Mas para evitar que esse tipo de situação estrague seus planos, nada melhor do que se organizar. Veja aqui algumas dicas para saber o que fazer, caso sua bagagem seja extraviada.
Organização
Primeiro de tudo, se você ainda está se preparando, é importante pensar em quais objetos são essenciais (como documentos e medicamentos) ou de valor, aqueles que você realmente não pode ficar sem ou substituir até ter suas coisas de volta. Esses objetos devem ir na sua bagagem de mão. Nessas horas é o velho ditado, melhor prevenir do que remediar, pois algumas coisas a gente simplesmente não pode perder.
Um conselho dado pelo Procon é colocar tanto dentro como fora das malas, uma etiqueta com seus dados e os endereços de origem e de destino da bagagem. Outra coisa importante é já ir separando seus documentos, se acontecer alguma coisa, você vai precisar apresentá-los, incluindo o comprovante de despacho da bagagem.
Para conferir se já separou tudo que vai precisar, a Sweet Way não só ajuda a planejar o pacote de viagem ideal para você, como também preparou uma lista dos documentos que você deve levar.
O problema já aconteceu e você precisa das suas coisas de volta?
Saiba que do momento que despacha suas malas até tê-las de volta, sua bagagem é responsabilidade da empresa e ela tem a obrigação de devolvê-la ou, em último caso, indenizar o passageiro pelos danos. Entretanto, para que isso aconteça, é preciso reclamar o mais rápido possível.
Em caso de viagem aérea, por exemplo, há um prazo de até 15 dias após o desembarque para registrar a perda com a companhia aérea e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil); já em viagens marítimas, a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) recomenda que tanto o comando do navio quanto a empresa pela qual o passageiro está viajando sejam informados no momento do desembarque, no porto.
O importante, de qualquer jeito, é não perder tempo, quanto antes for atrás de seus pertences, maior a chance de reavê-los. Além disso, já foi dito aqui sobre a importância de guardar sua documentação e é essencial que esta reclamação também seja documentada. Deixe claro que quer preencher um comunicado por escrito, assim você terá uma prova de que tentou recuperar sua bagagem. Isso será essencial para que possa cobrar seus direitos.
Após a queixa, fique atento também aos prazos de resposta.
Companhias aéreas, para citar um caso, só podem considerar bagagens como extraviadas por até 30 dias, tratando-se de voos nacionais ou 21 dias, tratando-se de voos internacionais. Depois deste período, os pertences passam à categoria de perdidos e, nessa situação, o passageiro deve ser indenizado.
Se não considerar o valor justo pelo acontecido você pode, ainda, processar a empresa por danos morais e materiais já que, do ponto de vista legal, o extravio de bagagens é considerado uma violação dos direitos do consumidor.
Agora que já sabe como reclamar seus direitos caso necessário, é aproveitar sua próxima viagem. E,se estiver precisando de ideias, é só dar uma olhada no site ou no app da Sweet Way. Além de inúmeros pacotes de viagens, a agência oferece muitos outros serviços. Clique aqui e saiba mais.